15 abril 2020

Aymorés Embalagens investe em energia limpa

A Aymorés Embalagens tem o prazer de informar que realizou um antigo sonho, a instalação de um sistema de geração de energia fotovoltaica (mas pode chamar de energia solar! ; )) com potência de 100 kWp, na cobertura de nossa fábrica, em São Mateus-ES.

As vantagens do sistema
A geração de energia fotovoltaica tem um enorme apelo ambiental e de custos, visto que a produção de energia se dá a partir de uma fonte renovável e praticamente inesgotável, que é a luz solar; adicionalmente, a vida útil estimada do sistema é de ao menos 20 anos.
O retorno sobre o investimento deverá ocorrer em 4 anos, ou seja, o sistema se paga após este período e representa assim uma ação que é ao mesmo tempo positiva para a a redução de custos e para o meio ambiente.

Como funciona o sistema?
A instalação do sistema de energia solar deve ser feita por empresa especializada no assunto, com fluência nos trâmites burocráticos (com a concessionária de energia e a Aneel) e capacidade técnica de projeto e instalação. A empresa parceira escolhida pela Aymorés foi o Mundo Elétrico, que cuidou da interface com a concessionária, projeto, instalação e entrega do sistema, foram três meses entre a assinatura do contrato e a geração de energia solar!
A capacidade do sistema é dimensionada de forma a produzir uma quantidade suficiente para suprir o consumo de energia médio projetado para o futuro. Assim, o sistema produz durante todos os dias do ano uma quantidade grande o suficiente para injetar na rede da concessionária energia excedente, a ser consumida durante os dias e noites trabalhados por nossa fábrica, configurando assim um sistema de crédito e débito de energia, no qual o crédito produzido é consumido nos períodos em que o sistema está inativo.
O sistema conta basicamente com dois itens: os painéis fotovoltaicos, que convertem a energia solar em corrente contínua, e os inversores de frequência, que convertem a corrente contínua vinda dos painéis em corrente alternada, que alimenta a rede interna da instalação e a rede da concessionária. A produção de energia pode ser acompanhada por aplicativos na nuvem, que armazenam o histórico de produção elétrica dia após dia, de forma a se poder calcular a economia gerada pelo sistema.

Como financiar?
Investimentos em energia solar contam com linhas específicas, com taxas de juros diferenciadas e prazo para pagamento alongados. De maneira geral, a prestação a ser paga ao Banco tem valor inferior à queda na conta de luz, ou seja, é um investimento com fluxo de caixa positivo! Para a região Nordeste, parte do ES e MG, o Banco do Nordeste se mostra uma excelente opção, o Banco Santander também tem uma linha muito interessante.

Palavra da diretoria
Nós da Aymorés estamos muito felizes por esta conquista, que representa a coerência que tratamos todas as nossas relações. Investimos no que acreditamos aliar benefício socioambiental a aumento de sustentabilidade econômica de nosso negócio, através da redução de custos.
Temos projeto de instalação de um outro sistema de 100 kWp no futuro, porém vamos aguardar os desdobramentos da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Temos expectativa de ter a segunda metade do projeto implantada até o começo de 2021.

Dúvidas acerca da energia solar?
Você é empresário(a), está em dúvidas acerca deste investimento? Entre em contato conosco e peça para falar com o Eros, nosso Diretor Comercial (que é Engenheiro Eletricista), ele terá o maior prazer em ajudar e dar seu testemunho!

Um grande abraço e obrigado por sua parceria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *