3 agosto 2016

Embalagens melhores? Fica a dica….

Podemos ter embalagens melhores?Já percebeu quanta cor, splash, efeitos e tipografias diferentes têm em algumas embalagens? Geralmente são embalagens mais populares ou com posicionamento de preço mais baixo. E quando alguém sugere fazer alguma coisa mais simples, direta e até sofisticada, logo dizem que não conversa com o target (público) ou que ele não vai entender.
Mas quem disse que isso é verdade? Sim, as pesquisas com os consumidores dizem, mas, lá no fundo, o problema está mesmo só na nossa cabeça…
Nosso cérebro é programado para criar padrões e não entrar em colapso com tanta informação que recebe. Está sempre a procura de coisas familiares e agrupa tudo em categorias para facilitar o processamento.
Temos nossos códigos culturais, que são a soma de tudo o que aprendemos e coletamos ao longo dos anos enquanto pessoas numa sociedade e tornamos isso nossa base de comparação para tudo o que vamos vivenciar e experimentar.
Assim, quando procuramos por, digamos, produtos baratos, nossa database nos diz que produtos com milhares de fontes diferentes, dégradés e splashes tendem a ser mais baratos. Numa época em que todos estão procurando por mais eficiência e economia, e repensando o consumo, ser mais barato é uma boa – e isso parece legal. O lado perigoso disso é que nos acostumamos a essa estética e acabamos propagando esses códigos.
A boa notícia é que podemos mudar (e ajudar os outros a mudarem também!), aprendendo novos padrões. Nosso cérebro, apesar de criar atalhos para não se sobrecarregar, também carrega a capacidade de criar novas conexões sempre e de continuar aprendendo mesmo depois de mais velhos. Essa capacidade vale para todas as pessoas, classe A ou C, do norte ao sul.
Ao mudar uma embalagem (tornando-a mais limpa), talvez estejamos alterando um padrão, uma repetição de comportamentos, criando novos códigos que serão apreendidos e absorvidos pelas pessoas. O consumidor, ao apreender esse novo código, torna esse evento único em um novo padrão.
Uma mudança simples, que pode mudar os códigos de uma categoria – e até mesmo ditar novas regras de uso e de consumo de uma sociedade.
Fonte: ABRE (Associação Brasileira de Embalagem).

 

2 responses on “Embalagens melhores? Fica a dica….

  1. Simone disse:

    Gostaria de saber se vocês têm vendedores no Rio de Janeiro ?

  2. Simone disse:

    Gostei da bolsa que vocês fizeram pra Luidgi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *